I say blog!
  • 05
  • ago

Canal Brasil exibe documentário Brasil – Um Relato de Tortura

Por Eduardo Lemos, em Documentários, TV a cabo, Várias.

3s 600x396 Canal Brasil exibe documentário Brasil   Um Relato de Tortura

Mais de 40 anos depois de um dos períodos mais turbulentos da história do país, raras imagens captadas durante a ditadura militar chegam ao assinante do Canal Brasil com a exibição inédita no país do documentário “Brasil – um relato de tortura”, dirigido por Haskell Wexler (diretor de fotografia de clássicos como “Um estranho no Ninho” e “Quem tem medo de Virgínia Woolf?”) e Saul Landau. O filme, que passa nesta segunda, dia 6, às 22 horas, retrata o chamado Grupo dos 70, presos políticos soltos em troca da libertação do diplomata suíço Giovanni Enrico Bucher, sequestrado por guerrilheiros de extrema esquerda.

A sessão será aberta por uma entrevista exclusiva feita pelo jornalista e crítico de cinema Carlos Alberto Mattos com o produtor e cineasta Jom Tob Azulay.

O longa-metragem foi realizado em 1971, no Chile. Os diretores, que são cineastas americanos, estavam no país para filmar com o então presidente Salvador Allende e souberam das circunstâncias da presença dos brasileiros que estavam exilados no país. A partir disso, conceberam um registro que traz depoimentos de pessoas torturadas durante o regime de exceção. Os ativistas revelam detalhes do horror vivenciado nos porões do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS).

Durante os depoimentos, os retratados simulam os vários tipos de humilhações sofridas, desde espancamentos a choques elétricos. O filme traz relatos de Jean Marc van der Weid, ex-presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes); Nancy Mangabeira Unger, irmã do ex-ministro extraordinário de assuntos estratégicos Mangabeira Unger, além de Frei Tito, um frade católico brasileiro, e Maria Auxiliadora Lara Barcelos, uma guerrilheira de Berlim integrante da organização de extrema-esquerda VAR-Palmares, que participou da luta armada contra a ditadura na década de 60. Estes dois últimos se suicidaram alguns anos depois.

O filme mostra também que a ação truculenta do Estado não se dirigia apenas aos criminosos, mas também aos estudantes, intelectuais, religiosos e outros membros da sociedade civil. A tomada do poder pelas Forças Armadas foi justificada como forma de combater a ameaça comunista. No entanto, o que se viu foi o cerceamento dos direitos humanos da população, num período sombrio e violento.

Condividi questo articolo

  • Share
  • FriendFeed
  • Email
  • Feed RSS


Tags associadas ao artigo: , .
Outros artigos:

Artigos relativos a "Canal Brasil exibe documentário Brasil – Um Relato de Tortura"

  • Canal Brasil exibe Embarque Imediato, de 2009
    Canal Brasil exibe Embarque Imediato, de 2009

    O canal de tevê por assinatura Canal Brasil exibe, na próxima segunda-feira, dia 23 de maio, o filme “Embarque Imediato” (lançado em 2009), dentro da sua faixa especial “Seleção Brasileira“, [...]


  • Canal Brasil exibe documentário Dzi Croquettes
    Canal Brasil exibe documentário Dzi Croquettes

    O adjetivo “irreverente” atingiu um novo grau de entendimento depois da criação dos Dzi Croquettes. Desobediente e debochado, o grupo desrespeitou a ordem do regime militar com inteligência e ousadia. [...]


  • Canal Brasil exibe documentários nacionais
    Canal Brasil exibe documentários nacionais

    Dirigido por Marcelo Santiago, o documentário “Não Permita Deus Que Eu Morra Sem Que Eu Volte para Lá”, de 2011,conta a história de Dálvaro José de Oliveira, sobrevivente do naufrágio [...]



Comente:

Comente su "Canal Brasil exibe documentário Brasil – Um Relato de Tortura"





© TvTelinha, is part of the network IsayBlog! whose license is owned by Nectivity Ltd.